23 de abril de 2008

Dia Mundial do Escutismo / Dia de S. Jorge

Hoje para além de se festejar o Dia de São Jorge, santo padroeiro dos escuteiros, celebra-se também (não o dia da Terra que foi ontem nem o dia mundial do animal de laboratório que será amanhã) o dia mundial do escutismo.



Fica este pequeno apontamento e a recomendação de B.P.:

"...neste dia os escuteiros deverão lembrar-se da sua promessa e da lei de escuta. Não que um escuteiro a deva esquecer nos outros dias, mas o dia de São Jorge é um dia especial para reflectir sobre ela..."



P.S.: Parabéns Gustavo :)

12 de abril de 2008

Carrazêda de Ansiães - Fotografia de Grupo

Aqui vai a fotografia de grupo :)
Não ficou lá grande coisa, mas pronto, da próxima lembro-me de tirarmos uma melhor :)


7 de abril de 2008

Carrazeda de Ansiães | 29 de Março (3ª Parte)

A Equipa Pessoa foi a primeira a entrar no Castelo! Mas o sol fez-lhes mal às cabeças porque só falaram de Sailor Moon o resto da tarde...

No Castelo descansamos, comemos montes de bolachas boas e jogamos ao que a Comissão da animação tinha preparado especialmente para nós... Nem queiram imaginar.




Por volta das cinco regressámos ao Parque.



Alguns voltaram a tomar banho de água GELADA e depois foi tempo de preparar o jantar e o Fogo de Conselho. Juntou-se muita gente perto do sítio onde estavam a ser preparados os bifinhos de perú recheados na brasa... Cantámos imensas músicas, mas a noite começava a ficar fria.
Jantámos e às onze menos 15 começou o Fogo, presidido pelo grande Sultão (Rita), com um cortejo, a participação do grande músico Cleto Marroquino e a sua orquestra e distribuição de 'comidinha árabe' durante o espetáculo!
Foi um Fogo..frio. Não havia fogueira e a temperatura desceu muito. Mesmo assim conseguimos fazer alguma coisa dele.
Nesta noite ninguém ficou cá fora a jogar cartas, foram todos dormir aconchegadinhos para os seus sacos-cama.
E agora, será que vai chover?
Até ao próximo dia!

3 de abril de 2008

Carrazeda de Ansiães | 29 de Março (2a Parte)

Enquanto os novatos se divertiam a reflectir sobre a razão de ali estarem, com a Chefe Joana, o Pedro ainda andava às voltas com o fio - a fechar os limites do campo! -, a Sofia e a Rita foram fazer compras à D. Amélia (ou Ti'Amélia) e o Moura e a kA ficaram a organizar a cozinha e a fazer o almoço.



Como a cozinha do parque estava livre, embora deixada suja, fomos para lá cozinhar. O Cleto apareceu para lá para 'temperar' com música. Entre bichinhos para dar gostinho à carne e açúcar na massa, lá foi saindo qualquer coisa realmente bem cheirosa.


Quando as barrigas de alguns novatinhos começaram a dar horas e os seus narizitos captaram o aroma que se escapava da cozinha, lembraram-se de um pormenor importante: onde é que iam comer se não tinham trazido pratinhos e talheres?
Em honra dos novatos esfomeados fizemos uma música (pode ser cantada com a melodia da 'Voa A Grande Altitude'), e eles ainda tiveram que gramar com os cozinheiros a cantar antes de poderem realmente devorar a carne à bolonhesa com cogumelos e o tagilatelle (ou esparguete, mas o tagliatelle estava melhor).


Depois do almoço, preparamos tudo e partimos para o Castelo. Foi um raid curto, parte em grupo, parte em Equipa.
Descansamos numa sobrinha, enquanto preenchíamos os passatempos do guião, e depois subimos para explorar o castelo em ruínas, coberto de vegetação.

Será que alguém vai cair da muralha :D? Ihihihi!
Amanhã há mais, gente!

2 de abril de 2008

Carrazeda de Ansiães | 29 de Março (1a Parte)


Acordámos pelas nove da manhã e poucos se aventuraram a tomar um duche de água fria. Os rapazes disseram que dormiram muito quentinhos no abrigo e nós acreditamos neles até prova em contrário. A verdade é que chegaram todos vivos ao dia seguinte.



Depois do pequeno-almoço e da satisfação de outras necessidades básicas, tivemos de montar o campo. Antes disso, o conselho de guias reuniu para determinar o castigo do Mosca e do Rafa: ficaram encarregues de lavar a louça de todas as refeições e de andar só de meias naquela manhã. Houveram propostas mais... criativas, mas parece que somos mais pacifistas que outra coisa.




Dividiram-se grupos com tarefas distintas: montar uma zona para a cozinha, fazer instrumentos para o fogo de conselho, montar um pórtico e uma zona para refeições e para o fogo, onde nos pudéssemos sentar.
Já agora, quem é este? O Aladdin ou o Tom Cruise?



Resultaram coisas simples e funcionais, tanto por não termos muito tempo como por existirem outras estruturas de apoio no campo. Um Caminheiro que estava a passar tirou-nos uma foto de grupo em frente ao pórtico.


Depois de acabarmos as construções e descobrirmos que haviam lagartas do pinheiro venenosas em filas longas perto de nós, fomos postos às cegas. Seguimos por um fio o caminho labiríntico até ao tesouro...



Sim, o tesouro era uma lâmpada. Uma lâmpada molde para criarmos o nosso crachá. Nele revelávamos uma característica nossa. Houve quem dissesse que era um E.T., uma confusão, maravilhosa, importante, qualquer coisa, 'eu sou eu'...


E agora, será que o almoço vai ficar colado ao tacho? Ou vão ficar os novatos ougados?
Não perca, porque nós também não!

Fim da 1a Parte

1 de abril de 2008

Porto - Carrazeda de Ansiães | 28 de Março 2008


Dia 28 de Março, pelas cinco e meia da tarde, já se começavam a ver alguns Pioneiros na garagem da Rodonorte.
Às seis estávamos todos na camioneta excepto... o Mosca.


A acompanhar as Equipas Aristides - Sofia, Pedro, Carina, Patrícia, Catarina C. e Filipe -, Camões - Rita, Inês V., Rafa, Catarina F. e Catarina Sofia - e Pessoa - Moura, kA, Mosca, João Pedro, Inês N. e Bárbara a.k.a. Bunny Tsukino a.k.a. Sailor Moon - foram a Chefe Joana e o Cleto.


Depois de muitas negociações lá ficou assente que o Mosca viria na camioneta que partia do Porto às 21h30. A viagem foi longa e só chegámos a Carrazeda lá pelas nove. Pusemos as mochilas às costas e andámos uns largos 800m (era a subir!).


No Parque de formação Escutista de Carrazeda já estavam dois grupos - Caminheiros do Mindelo e Caminheiros e Pioneiros de Cedofeita. Estes últimos divertiram-se a cantar a mesma música vezes sem conta durante 20min, à volta da fogueira.
Entretanto, tivemos tempo para descobrir TODA A VERDADE SOBRE B.P.: ele era estrábico, como se pode comprovar pelo busto no Parque, sem no entanto perder todo o charme e adoração das jovens raparigas...



Chegou a hora de montar as tendas e... faltava-nos uma, que o Rafa deixou em casa. Para além dessa, outra tinha vindo incompleta. O Mosca ainda trazia uma, mas, mesmo assim, alguém ia ter de dormir ao relento.
As raparigas montaram para elas as tendas que haviam e os rapazes engenharam um abrigo com madeira, sisal e o que se aproveitava da tenda incompleta.
Antes de irem todos dormir, as raparigas ficaram com os rapazes no abrigo a jogar aos 'Lobos'...



Por volta da meia noite chegou o Mosca com a sua tenda. Porém, não podiam dormir todos lá.

E agora, será que os rapazes vão sobreviver a uma noite ao relento? E será que a casa de banho vai cheirar mal de manhã por não ter o autoclismo a funcionar?
Não perca, porque nós também não!