26 de março de 2008

O Castelo e... o Moura!

É este o castelo que os árabes vão assaltar...

(foto em http://descobriransiaes.blogspot.com/2007/07/castelo-de-ansies.html)


O castelo de Ansiães defendia a antiquíssima vila de Ansiães, cujas origens são anteriores à fundação da nacionalidade. Ansiães abrangia duas freguesias: a de S. João Baptista, extramuros, e a de S. Salvador, intramuros. O declínio de Ansiães iniciou-se com a transferência da sede do concelho de Ansiães para Carrazeda, em 1734. Hoje, o castelo e a
s habitações que este continha estão praticamente em ruínas, subsistindo apenas uma porta, alguns cubelos e uma dupla muralha que delimita a antiga vila, para além das já referidas igreja de S. Salvador e a arruinada igreja de S. João de Ansiães.

Foi na extinta Vila de Ansiães, situada a cerca de 4 quilómetros da actual sede municipal que começou a desenhar-se a administração desta zona territorial. Carrazeda era, na altura, um lugar com poucas habitações e pessoas. O 1º foral da vila de Ansiães terá sido concedido por Fernando, O Magno de Leão e Castela no século XI e depois confirmado por D. Afonso Henriques em 1160. A importância do castelo de Ansiães na defesa desta região da linha do Douro foi contínua desde a Formação de Portugal até ao século XVII. Na vila, tinham os seus solares as famílias Mesquita, Magalhães e Sampaio.


(texto da Ch. Joana)

Espero que a Comissão das Actividades se inspire um bocado mais com isto ^^



PARABÉNS MOURA!

É verdade, dia 26 de Março, 17 anos completos p'ra cima dele.
(podes odiar-me pela foto, lalala ^^)



3 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
operte disse...

Nah, eu não me importo :P
Once again, thank you ^^

Anónimo disse...

Ai a minha viola.....